Você está visualizando atualmente <strong>Empreender para se libertar… ou se libertar para empreender?</strong>

Empreender para se libertar… ou se libertar para empreender?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em março de 2022, o empreendedorismo no Brasil vem crescendo a cada ano. Ao olharmos para o percentual de empreendedores no país com mais de 3,5 anos de operação, ou seja, aqueles que já se estabeleceram, no ano de 2020 eram 8,7% já em 2021 subimos para 9,9%, o que levou o país a sair da posição 13ª do ranking mundial para a 7ª posição. Isso é um excelente sinal para nossa economia, geração de riquezas e de empregos para a nação.

Ainda segundo o Sebrae, o principal motivo pelo qual as pessoas estão empreendendo é por ocupação, uma vez que as oportunidades de emprego estão mais escassas, entretanto a motivação de empreender para fazer a diferença no mundo está em 76%. Isso mostra que está havendo uma mudança significativa na mentalidade, atitudes e consequentemente de perfil dos empreendedores, mostrando que por trás das ideias há algo mais forte, um PROPÓSITO!

Mas como isso funciona na prática?

Ao conversarmos com empresários é muito comum ouvir as seguintes frases: “Está corrido!”, “Queria ter 48 horas por dia”, “Minha empresa não funciona sem mim”, “Se tivesse 2 de mim seria muito melhor” e etc… Isso mostra o quão refém de seu próprio negócio muitos se encontram. O tempo, 24 horas por dia, parece ser sempre insuficiente e as pessoas que fazem parte da empresa também.

E assim, o porquê do negócio existir vai sendo abafado e ficando de lado e o que muitos não sabem é que podem se libertar disso e viver a plenitude nos negócios, na família e em todas as áreas da vida. Mas para isso acontecer é preciso que primeiramente se libertem.

Se libertar do egoísmo, da vaidade e do orgulho e tantas outras coisas que nos fazem ser prisioneiros, para que seja possível amadurecer, evoluir e olhar para o negócio de uma forma diferente e liderar com propósito. Como? Autoconhecimento, viver o processo de mudança e fazer gestão do tempo.

Conceituado pelo autor Paulo Vieira, existe um caminho universal para o progresso humano, chamado de: as 4 etapas da jornada do progresso e que vamos apresentar aqui para você:

  1. A primeira etapa consiste em despertar sua consciência: o crescimento e desenvolvimento do indivíduo apenas são possíveis se houver consciência. Consciência da dor, dos prejuízos, dos comportamentos disfuncionais e dos ganhos que virá a ter se decidir fazer uma mudança na própria vida.
  • A segunda etapa é desenvolver a autorresponsabilidade: ter a crença de que cada um é responsável pela vida que tem levado e pelos seus resultados e que a única pessoa capaz de mudá-los é ela mesma. Buscar culpados, reclamar, justificar os próprios erros, criticar os outros, dar desculpas, nada disso irá mudar seus resultados atuais, é preciso assumir a responsabilidade, decidir mudar e agir.
  • A terceira etapa se refere a construir uma visão positiva de futuro: ter uma imagem clara, com riqueza de detalhes do que está por vir, crendo que é algo glorioso e que você é capaz e merecedor de viver tudo isso. Mantenha esta imagem sempre viva na mente e visualize-a todos os dias.
  • A quarta e última etapa é contar com ferramentas poderosas de progresso: buscar as ferramentas certas para caminhar na jornada de mudança de mentalidade e comportamento rumo ao progresso, para alcançar a imagem positiva de futuro. Podem ser cursos, vídeos, treinamentos, consultorias, mentorias, coaching entre outras.

Viver essa jornada é uma decisão individual, se libertar é uma decisão individual. Ela é desafiadora sim, mas é totalmente satisfatória, pois se aplicada e vivida com constância, irá trazer resultados extraordinários em todas as áreas da sua vida. Mas este é assunto para um outro momento… continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais e conte conosco neste desafio.

Para saber mais sobre a High Excellence e nosso trabalho, entre em contato conosco, será uma alegria conhecer você!

Deixe um comentário