Como você lida com os desafios no dia a dia? Durante uma crise como você lida com os imprevistos? O quanto situações estressantes te impedem de agir de maneira assertiva?
Hoje vamos falar sobre um conceito que vem se tornando cada vez mais conhecido no meio do desenvolvimento pessoal e também no corporativo, que é a ANTIFRAGILIDADE.
Vamos lá, o que é antifragilidade?
É a habilidade de abraçar desafios, situações imprevisíveis, aleatórias e transformadoras e se tornar melhor por causa delas. É sair da zona de conforto e ver nesses “estressores” a oportunidade de avançar, sem medo de errar.
É fato que em nossa vida, estamos expostos às circunstâncias que fogem ao nosso controle e que impactam diretamente em nossa vida e em nossos negócios. E é exatamente por serem situações inesperadas que é muito mais desafiador lidar com elas, mas apesar de desafiador é plenamente possível e é aí que entra a antifragilidade.
Ser um empresário antifrágil não nos isenta de enfrentar desafios e crises, mas nos habilita a encarar a crise como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. É muito mais sobre se colocar em posição proativa e consciente do que reativa.
O conceito de antifragilidade é de autoria do professor líbano-americano Nassim Nicholas Taleb, um grande investidor no mercado financeiro reconhecido pelos seus estudos avançados em probabilidade e análise de riscos, que é abordado no livro de sua autoria “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”, e já fica aqui a dica de leitura para se aprofundar ainda mais neste conceito e transformá-lo em estilo de vida.
Como o próprio nome do livro diz, neste cenário, o caos e o inesperado podem ser positivos, desde que sejam bem aproveitados. Olhando para cenários como por exemplo a pandemia do Covid-19, é fato que foram sérios os desdobramentos incontroláveis e os prejuízos que ela provocou nos negócios, na economia, nas famílias entre tantos outros. E não podemos simplesmente ignorar estes fatos, mas em cenários assim, a antifragilidade nos ajuda a absorver o impacto gerado e a encontrar nele uma grande chance de fazer negócios. É usar a crise para enxergar novas possibilidades e agir rapidamente para chegar a novos resultados ainda não alcançados, assumindo e lidando com os riscos de estar agindo neste novo cenário.
E por que ser um empresário antifrágil é importante nos dias atuais?
Porque a antifragilidade é a maneira mais apropriada para lidar com situações que fogem à compreensão ou são complexas demais para se entender. E para se tornar um empresário antifrágil basta apenas uma decisão, a de não rejeitar os imprevistos, mas de abraça-los quando eles aparecerem.
Além do autoconhecimento, aqui vão algumas práticas que vão te auxiliar nessa jornada para ser um empresário antifrágil:
- A hora de resolver problemas é agora: não deixe para resolver problemas depois. Olhe-os como uma fonte de aprendizado que te impulsionará para novos resultados.
- Aprenda algo novo todos os dias, principalmente com a experiência de terceiros que já passaram por situações parecidas.
- Quando as coisas estiverem indo bem, não se acomode ou se sinta confortável, pois é diante de momentos assim que ameaças ocultas se estabelecem.
- Desenvolva o hábito de dar e receber feedbacks às pessoas, sempre de forma objetiva e direta, com coragem, verdade e humildade.
- Entenda que o erro é fonte de aprendizado, não permita que o medo de errar te paralise, diante de um erro, analise a situação, aprenda com ela e tome as decisões que forem necessárias para que ele não volte a ocorrer.
Quanto mais exposto às incertezas você estiver, mais se beneficiará do conceito da antifragilidade. Esperamos que este artigo tenha gerado novos insights e que se você já aplicava este conceito, aprenda e aprimore ainda mais ou se ainda não aplicava, tome a decisão de vive-lo a partir de agora. Continue nos acompanhando para mais conteúdos transformadores e para conhecer ainda mais o trabalho da High Excellence.